Ferramentas de Qualidade
Ferramenta de Qualidade
Histograma
Gráfico de Dispersão
Desde a década de 50, o mundo inteiro passou por uma grande revolução. E a partir daí, nunca se discutiu, estudou e aplicou-se a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas indústrias.
O desenvolvimento de ferramentas de qualidades permitiu o maior controle dos processos ou melhorias na tomada de decisões.
Ferramentas da Qualidade são técnicas que se podem utilizar com a finalidade de definir, mensurar, analisar e propor soluções para problemas que eventualmente são encontrados e interferem no bom desempenho dos processos de trabalho.
Histograma
Um histograma é um gráfico de representação de uma série de dados.
Tem como finalidade mostrar a distribuição dos dados através de um gráfico de barras indicando o número de unidades em cada categoria. É um gráfico de barras no qual o eixo horizontal, em pequenos intervalos, apresentam valores assumidos por uma variável de interesse, para que se possa visualizar a forma da distribuição de conjuntos de dados, a localização do valor central e a dispersão.
Para que se construa um histograma é preciso que se colete dados, defina intervalos mínimos e máximos, calcular a amplitude total e do intervalo, construir tabela de freqüências e por fim desenhar o histograma.
Existem vários tipos de histogramas, como por exemplo, o simétrico, assimétrico, despenhadeiro, com dois picos e do tipo platô.
Gráfico de Dispersão
O Diagrama de Dispersão mostra o que acontece com uma variável quando a outra muda, para testar possíveis relações de causa e efeito. É um gráfico utilizado para visualização do tipo de relacionamento existente entre duas variáveis.
Tem como finalidade o aumento da eficiência de métodos de controle de processo, detecção de problemas e planejamento de ações de melhoria.
Para que se construa um Diagrama de Dispersão é necessário coletar pares de observações, plotar gráficos e