Ferramentas de monitoramento de redes
Para exemplificar melhor o que é e para que serve uma ferramenta de monitoramento de redes, vou dar alguns exemplos com algumas das ferramentas disponíveis no mercado, são elas: Nagios, Zabbix e WireShark.
Nagios:
Esta é, sem dúvida, uma das mais utilizadas ferramenta de monitoração de rede opensource do mundo. Várias ferramentas comerciais a utilizam internamente de forma completa ou apenas os seus plugins dada a sua já comprovada eficiência.
"Nagios é uma popular aplicação de monitoração de rede de código aberto distribuída sob a licença GPL. Ele pode monitorar tanto hosts quanto serviços, alertando-o quando ocorrerem problemas e também quando os problemas forem resolvidos.”
O Nagios foi originalmente criado sob o nome de Netsaint, foi escrito e é atualmente mantido por Ethan Galstad, junto com um exército de desenvolvedores que ativamente mantém plugins oficiais e não-oficiais.
Nagios primeiramente foi escrito para o sistema operacional Linux, mas pode rodar em outros Unixes também."
Com o Nagios você pode:
1 – Planejar atualizações do sistema;
2 – Agir prontamente ao aparecer um problema;
3 – Corrigir automaticamente problemas;
4 – Coordenar respostas técnicas a determinadas situações;
5 – Garantir que o SLA está sendo alcançado;
6 – Monitorar toda sua infra de rede.
Outras vantagens:
O Nagios permite a integração com plugins que o próprio usuário pode escrever para facilitar e automatizar ainda mais a monitoração de elementos dentro da rede. Plugins podem ser desenvolvidos em Bash, C, Perl, Python, Php e outras linguagens.
Zabbix:
Zabbix é um software que monitora diversos parâmetros de uma rede como a integridade e desempenho dos servidores. Oferece excelentes relatórios e visualização de dados de recursos com base nos dados armazenados, e usa um mecanismo de notificação flexível que permite aos usuários configurar e-mail com alertas para