Ferramentas de gestão seis sigma
O PROCESSO DE SEIS SIGMA E FERRAMENTAS DE GESTÃO BSC O Seis Sigma é um conjunto de práticas originalmente desenvolvidas entre 1986/1987 pela Motorola para melhorar os processos ao eliminar defeitos. A motorola notou que seus clientes não percebiam mais qualidade em seus produtos. Foi então que desenvolveu o seis sigma uma forma eficiente de melhorar seu desempenho comparado as exigências de seus clientes. Seis Sigma é uma ferramenta de gestão capaz de conduzir os negócios com vantagem competitiva, serve para auxiliar no processo de qualidade e melhoria dos serviços isto é melhorar os níveis de qualidade nos negócios. É considerada uma ferramenta estratégica de gerenciamento que possibilita melhoria de qualidade e otimização de resultados financeiros. Ferramentas de Gestão Bsc, definido como uma ferramenta de gestão que traduz a missão e as estratégias organizacionais na forma de um conjunto de medidas de desempenho, formando, assim, uma estrutura de mensuração estratégica e um sistema de gestão eficiente com indicadores financeiros e não financeiros.
Assim como o BSC, a ferramenta Seis Sigma também serve ao processo de tomada de decisão organizacional.
A estrutura do processo dos Seis Sigma é composto por:
Champions: Diretores e gerentes. São os Champions que definem as pessoas (ou a pessoa, dependendo da organização) que irão mostrar os conhecimentos sobre o Seis Sigma por toda a empresa, e irão coordenar os projetos.
Master Black belts: No papel de acessores. É um conhecedor da metodologia e das ferramentas Seis Sigma. É o responsável pelo treinamento dos Green-Belts. Atua como um “gerente de projetos Seis Sigma”. Deve cuidar para que o projeto seja terminados com sucesso em um período de 4 a 6 meses. O máster Black com os Patrocinadores responde para o Líder.
Black Belts: São os líderes da equipe. Assim como o Green-Belt é uma pessoa treinada na metodologia