FERRAMENTAS DE ANÁLISE E ESPECIFICAÇÃO DE SISTEMAS
Documento de visão é um dos artefatos da Análise Estruturada para projetos de sistemas informáticos. Ele facilita uma análise preambular deste, sendo de grande relevância durante as primeiras fases, permitindo a captura de todas as perspectivas que o sistema pode abranger. Pretende-se que sirva como ferramenta de auxílio, a evitar alguns dos problemas mais custosos com que as pessoas envolvidas no projeto poderão ter que se confrontar. Esta ajuda é proporcionada através da divulgação do conteúdo deste a todos aqueles que estejam integrados no sistema.
E é importante para uma rápida correção de erros, melhor visão do que ira ser feito. Minimizar o tempo de trabalho de um programador, garantir que o projeto não ultrapasse o valor de custo. Proporciona grandes benefícios à equipe de desenvolvimento de software.
1. FERRAMENTAS DE ANÁLISE E ESPECIFICAÇÃO DE SISTEMAS
A complexidade dos sistemas a modelar, nas suas características funcionais, estruturas de dados e considerações temporais, dita a utilização de várias ferramentas de modelação que focalizem diferentes aspectos do sistema. Nem sempre é necessário utilizar varias ferramentas de modelação. Contudo, quando estas são usadas em conjunto, suportam-se umas as outras (pois são varias visões do mesmo sistema), e tem de ser consistentes e compatíveis entre si.
Passo3:
A comunicação dos requisitos é uma das principais atividades dentro do ciclo de vida do Software com impacto direto em seu resultado final. Geralmente, os requisitos são comunicados de forma ambígua, redundantes e/ou incompletos, o que impacta diretamente no entendimento do problema. Palavra-chave: engenharia de requisitos; comunicação de requisitos; gerenciamento de requisitos. Forma direta são a comunicação de requisitos e o gerenciamento dos mesmos. Para Hazan (2003, apud THAYER; DORFMAN) o Gerenciamento de Requisitos tem como objetivo principal controlar a evolução dos