Ferramentas da Qualidade2
O seu criador, Kaoru Ishikawa, conhecido como o homem mais importante no Japão pela defesa do controle de qualidade, organizou estas 7 ferramentas com o intuito de possibilitar que qualquer pessoa com um conhecimento básico pudesse analisar e interpretar dados ou informações importantes da empresa. De acordo com Kaoru, cerca de 95% dos problemas enfrentados por uma organização podem ser resolvidos utilizando as 7 ferramentas da qualidade, pois elas foram desenvolvidas para simplificar e subsidiar melhor análise de informações. Desde o seu desenvolvimento, estas ferramentas passaram a ser utilizadas em empresas de todo o mundo e por diferentes funcionários abrangendo todos os níveis de uma empresa, desde gerentes até operadores.
As 7 Ferramentas da Qualidade são técnicas que podemos utilizar com a finalidade de definir, mensurar, analisar e propor soluções para problemas que eventualmente encontramos e interferem no bom desempenho dos processos de trabalho.
“As Sete Ferramentas do Controle da Qualidade”
As Sete Ferramentas Básicas de Qualidade são uma designação dada a um jogo fixo de técnicas vívidas identificado como sendo muito útil em assuntos diagnosticando relacionado a qualidade.
Elas são chamadas básicas porque são suficientes para pessoas com pouco treinamento formal em estatística. Conforme a experiência, a maioria dos problemas existentes numa empresa poderá ser resolvida com o auxílio destas ferramentas.
As Ferramentas são:
- Folha ou Lista de Verificação;
-Diagrama de Pareto;
- Histograma;
- Diagrama de Causa e Efeito;
- Gráfico de Dispersão;
- Gráfico Linear;
- Gráfico ou Carta de Controle;
- Fluxograma;
Cada ferramenta tem sua própria utilização, sendo que não existe uma receita adequada para saber qual a ferramenta que será usada em cada fase.
Isto vai depender do problema envolvido, das informações obtidas, dos dados históricos disponíveis, e do conhecimento do processo em questão em cada etapa.
1ª Ferramenta - Listas de