Ferramentas da Qualidade
EDUARDO OLIVEIRA COSTA
MARIVALDO DALTRO
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Feira de Santana
2012
EDUARDO OLIVEIRA COSTA
MARIVALDO DALTRO
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Trabalho apresentado ao Profº. Cristóvão Cordeiro referente à disciplina de Sistema de Gestão da Qualidade do Curso de Engenharia de Produção da UNIFACS – Universidade Salvador, Campus Feira de Santana.
Feira de Santana
2012
Sumário
Ferramentas da Qualidade
1. Introdução
Nas empresas, as decisões devem ser tomadas com base na análise de fatos e dados. Para aproveitar melhor estas informações, algumas técnicas e ferramentas podem ser aproveitadas. O objetivo principal é identificar os maiores problemas de um processo, produto ou serviço e, com a análise, buscar a melhor solução.
2. As sete ferramentas da qualidade
É um conjunto de ferramentas estatísticas de uso consagrado para melhoria da qualidade de produtos, serviços e processos. A estatística desempenha um papel fundamental no gerenciamento da qualidade e da produtividade, por uma razão muito simples:
Não existem dois produtos exatamente iguais ou dois serviços prestados da mesma maneira, com as mesmas características. É necessário, então, ter domínio sobre estas variações. A estatística oferece o suporte necessário para coletar, tabular, analisar e apresentar estes dados.
2.1 Gráfico de Pareto
É utilizado para dividir um problema grande em vários problemas menores com o objetivo de visualização do problema. Ela serve para mostrar por ordem de importância a contribuição de cada item para o efeito total e classificar oportunidades para a melhoria de cada um deles. Os dados utilizados são reportados a uma Lista de Verificação ou a outra fonte de coleta de dados qualquer (criada a partir do processo que está sendo estudado). O Gráfico de Pareto concentra os esforços para problemas ou assuntos verdadeiramente importantes (separa o importante do