Ferramentas da qualidade
Introdução
As grandes empresas do mundo têm, hoje, basicamente duas preocupações: Produtividade e Qualidade. O desafio é saber combinar os dois elementos de maneira equilibrada.
Podemos definir QUALIDADE como propriedade ou condição das coisas ou das pessoas que nos permite distinguir umas das outras, avaliar e atribuir a elas um valor.
Um produto ou um serviço de boa qualidade é aquele que atende perfeitamente às necessidades e expectativas do cliente.
Os programas de Melhoria da Qualidade implantados pelas empresas a partir dos anos 70 contribuíram para a redução de defeito dos produtos e serviços.
Atualmente, os programas de melhoria da qualidade têm como objetivo não apenas reduzir ou eliminar os defeitos, mas proporcionar aos clientes vantagens e benefícios que possam superar suas expectativas.
Assim, melhorar a qualidade é apresentar ao cliente uma solução inovadora e vantajosa na relação custo benefício.
Ao longo do trabalho observaremos a importância de três “sistemas” da qualidade, que, com o uso das mesmas permite que as empresas diminuam seus custos, e façam uma melhor utilização de seus recursos e ainda melhorando seus produtos passando mais confiança a seus clientes. Entre os três “sistemas” estão: ISO/ISO 9000, 6 SIGMA e QFD.
I.
ISO
a) O que é a ISO?
ISO é uma palavra grega