Ferramenta de Usinagem para Torneamento Externo
Autores:
Adriano Silveira Giordani (realizou a pesquisa e escreveu sobre o processamento do componente e escreveu a conclusão final do trabalho)
Bruno Nascimento Freitas (Realizou a pesquisa e escreveu sobre o aço rápido e formatou o trabalho final)
Julia de Moura Castro Carneiro (realizou a pesquisa e escreveu sobre a aplicação do componente, suas características e esforços suportados. Escreveu sobre os requisitos necessários ao desempenho e propriedades que os atenderiam).
Matheus Costa de Castro (Pesquisou e escreveu sobre o metal duro e redigiu a matriz de conclusão e a justificativa na escolha do material).
Raquel Gomes Xavier (realizou pesquisa e escreveu sobre o material cerâmico e impactos ambientais)
Introdução
Este relatório descreve as características e funções de uma ferramenta de usinagem, o inserto 404.0492-1, utilizado no acabamento externo de cubos de roda produzidos para a montadora Volvo Trucks Curitiba, na linha de fabricação para caminhões de carga pesada. A escolha desse material foi realizada de tal forma que ele pudesse ser compatível com o processo de usinagem requerido, aliando as características essenciais à viabilidade do processo produtivo, tanto em termos econômicos quanto no que diz respeito à qualidade do produto final. A figura 1 ilustra o componente em questão. [2]
Figura 1: Ferramenta utilizada em acabamentos externos no processo de usinagem [1]
Forma
A forma usual deste componente é aproximada à geométrica de um losango, ou seja, sua geometria é prismática.
Desempenho ideal
A fabricação do cubo de roda se dá no modelo de produção em massa, ou seja, o lucro provém mais da quantidade produzida do que do valor agregado à peça. Assim, presume-se que a ferramenta irá trabalhar a elevadas velocidades de corte por um grande período de tempo, o que torna necessário que ela possua elevada resistência a altas temperaturas, de forma a incrementar a produtividade do processo. [2,3]
Além