Ferramenta de qualidade 5s
Técnico em Administração
Andrea Gonçalves Correia
Francilene de Araújo
Gabriel Henrique Possignolo Gomes
Gilcimara Máximo
Loenza Maria da Silva
Maria Aparecida da Silva
FERRAMENTA DE QUALIDADE 5S
Santa Bárbara d’Oeste – SP
2012
Andrea Gonçalves Correia
Francilene de Araújo
Gabriel Henrique Possignolo Gomes
Gilcimara Máximo
Loenza Maria da Silva
Maria Aparecida da Silva
FERRAMENTAS DE QUALIDADE 5S
Trabalho apresentado como exigência para a aprovação no componente curricular “Gestão da Produção”, da ETEC Prof. Dr. José Dagnoni.
Professor: Pedro.
Santa Bárbara d’Oeste
Julho/2012
1 DEFINIÇÃO DOS 5S
Os 5s consistem em um conjunto de técnicas, desenvolvida no Japão na década de 50. Inicialmente foram utilizadas pelas donas de casa na administração e organização do lar. Já na década de 60, Os 5s começaram a serem implantados nas empresas como ferramentas de qualidade no trabalho.
O 5S funciona como instrumento do bom-senso, o mesmo pode ser ensinado, aperfeiçoado e praticado para o crescimento humano e profissional. Convém se tornar hábito, costume, cultura, devido a sua facilidade de integração no cotidiano, além de serem praticados diariamente sem que as pessoas percebam.
A sigla 5S saiu de cinco palavras japonesas que começam com a letra S, sendo elas Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Cada palavra possui um significado que se refere à organização, limpeza e disciplina no ambiente de trabalho e na vida pessoal.
Na indústria, seus principais papéis são: liberar áreas, evitar desperdícios, melhorar relacionamentos, facilitar as atividades e localização de recursos disponíveis. Trata de uma sigla formada pelas iniciais de cinco palavras japonesas. No Brasil, alguns “S” foram traduzidos usando palavras variadas. Com isso, o 5S gerou resultados diferentes de um para outro local. A tradução que adotamos é uma das mais praticadas, graças