Ferramenta de intalação
RADIOATIVI
DADE
Radioatividade
A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos fisicamente instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas ou radiação eletromagnética.
Símbolo da radioatividade
A radioatividade foi descoberta no século 19. Até esse momento predominava a ideia de que os átomos eram as menores partículas da matéria.
Com a descoberta da radiação, os cientistas constataram a existência de partículas ainda menores que o átomo, tais como: próton, nêutron, elétron.
Estrutura :
O Atomo:
Radioatividade Natural:
A radioatividade natural foi descoberta por volta de 1896, pelo fsico francês Henry
Becquerel (1852-1908), ele percebeu que o elemento Urânio emitia radiações ao deixar filmes fotográficos em contato com o elemento radioativo. Os filmes apresentaram manchas e Becquerel concluiu que se tratava dos raios emitidos por sais de Urânio. Como se vê, o Urânio é um elemento natural.
Radioatividade NATURAL é a que se manifesta nos elementos radioativos e nos isótopos que se encontram na natureza.
Uma utilidade interessante de isótopos radioativos naturais diz respeito ao carbono 14
(C-14). Sabe-se que essa espécie carbônica possui uma meia-vida de 5.730 anos aproximadamente. A utilização desse conceito se faz importante na arqueologia, as medidas do conteúdo de carbono 14 permitem calcular a idade de objetos históricos como ossos de animais antigos ou múmias de faraós.
Caracterizações das Emissões:
PARTÍCULAS ALFA
A emissão radioativa é constituída de partículas de carga positiva, partículas de carga negativa e radiações, hoje denominadas “ondas eletromagnéticas”.As partículas positivas ,que foram chamadas de “ partículas alfa ”
(a),devem possuir massa elevada, já que, o desvio produzido e bem menor em relação às outras partículas.
PARTÍCULAS BETA
As partículas negativas foram denominadas de partículas negativas foram