Ferramenta da qualidade "Just In Time"
Resumo: O presente artigo tem como objetivo identificar a contribuição do estudo da ferramenta da qualidade “just in time” na disciplina de Gestão da Produção para o gerenciamento industrial atual.
Palavras-chave: “Just in Time”, Gestão da Produção
Introdução: Cada vez mais necessitamos de ferramentas de gerenciamento da produção, para otimização e redução de custo do processo produtivo, pela competitividade industrial, sendo assim quanto mais a ferramenta da qualidade ministrada em sala de aula esteja adaptada a estrutura fabril, melhores serão os resultados obtidos.
Um dos aspectos identificados na disciplina de gestão da produção, especificamente nos cursos técnicos e tecnologos, é a formação dos professores desta disciplina, que na sua grande maioria possuem além dos conhecimentos teóricos (formação acadêmica), experiência (prática) no setor industrial, o que gera uma contribuição fundamental para correlacionar a teoria com a prática aplicada, tornando o conteúdo adquirido próximo a da realidade fabril. Revisão de literatura: De acordo com Gianesi e Corrêa (1993, p.44) o “just in time”, JIT como é conhecido, surgiu no Japão em meados da década de 70, sendo o centro de sua criação e desenvolvimento a Toyota Motor Company. Essa por sua vez buscava um sistema de administração da produção que tivesse a capacidade de coordenar a produção de acordo com a demanda de diferentes modelos e cores de veículos e sem atraso. Desde já percebemos a necessidade de flexibilidade e confiabilidade do sistema. Segundo Shigeo, S. O sistema Toyota de Produção (1996.), através de estudos de observação notou-se que as indústrias brasileiras utilizam técnicas do Sistema