Ferramenta bpm
Ótima relação custo-benefício, o que contribui para isso é o fato de os sistemas BPM não demandarem investimento na contratação de mão de obra especializada; seja para a construção, monitoramento ou manutenção do sistema implementado. traz a organização e o monitoramento das atividades e fluxos de trabalho; com redução de tempo, mão de obra e custos demandados no desenvolvimento de um sistema pela equipe interna.
“São ferramentas que permitem o controle total dos processos por meio do acompanhamento detalhado da realização das atividades. Os alertas sobre anomalias são outro indicador importantíssimo para que o gestor saiba exatamente o que e de quem cobrar. Informações geradas de forma segura e confidencial em quantidade e com qualidade, para que haja pleno conhecimento de como as coisas acontecem. Criar um sistema desse tipo é um procedimento complexo que demanda tempo, especialização e intenso envolvimento da equipe de TI. Vale muito a pena a adoção de sistemas BPM existentes no mercado e que ainda agregam suporte especializado”, arremata Belotto.
A idéia de uma ferramenta BPMS é permitir que um desenho dos processos seja feito de forma visual, e ainda que este desenho permita a execução de um workflow, sendo que cada atividade esteja atachada a um pedaço de código, que pode ser um WebService, Stored procedure, acesso a banco, objeto COM, EJB, ou qualquer tecnologia que a empresa pretenda integrar. E por final, para ser uma ferramenta BPM é necessário suporte a algum servidor de aplicações. Isto foi convencionado, de acordo com várias empresas, e temos hoje o que chamamos de “pure players”, que são ferramentas puramente BPM, ou as ferramentas que não estão nesta categoria, que são ferramentas que têm algumas das características anteriores, mas não todas.
* DNP – Descrição e Normatização de Processos: Refere-se a estudos e ferramentas relacionadas para a descrição e normatização de processos, incluindo desenhos de