Fernando Rodrigues Plano De Trabalho
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO
PLANO DE TRABALHO TFG
TERMINAL INTERMODAL
VILA PROGRESSO, SOROCABA – SP.
MOBILIDADE URBANA
FERNANDO TANAAMI RODRIGUES
405.1643-1
SÃO PAULO
2009
SUMÁRIO
1 – TEMA 3
2 – APRESENTAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO 3
3 – OBJETO 6
4 – OBJETIVOS 6
4.1. Objetivos Gerais 6
4.2. Objetivos Específicos 6
5 – METODOLOGIA 7
5.1. Enfoque metodológico 7
5.2. Plano de Trabalho e Atividades de Pesquisa 7
5.3. Levantamento de Dados 7
5.4. Análise de Dados 8
5.5. Relatórios 8
6 – CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 9
7 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
1 – TEMA
ESTE TRABALHO TEM COMO TEMA MOBILIDADE URBANA, FOCANDO A REGIAO NOROESTE DA CIDADE DE SOROCABA. ESTUDAM-SE AS POLITICAS URBANAS DE MOBILIDADE E OS TERMINAIS, O TRANSPORTE COLETIVO URBANO E SUAS INTERFERÊNCIAS PARA AS CIDADES DE MÉDIO E GRANDE PORTE, SEMPRE FOCADO PRINCIPALMENTE NA RELAÇAO LOCAL E REGIONAL COM O MUNICÍPIO DE SOROCABA E REGIÃO.
2 – APRESENTAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO
A Urbanização vem aumentando rapidamente no Mundo e também no Brasil na ultimas décadas. Esse crescimento das cidades faz com que as distâncias a serem percorridas aumentem, devido à descentralização tanto dos serviços quanto das funções urbanas. A mobilidade é um dos principais fatores que devemos levar em conta ao se planejar uma cidade, com o intuito de minimizar esses deslocamentos, nesse contexto o transporte público contribui para a democratização da mobilidade.
Mas o que seria a Mobilidade?
Mobilidade é um atributo associado às pessoas e aos bens. Corresponde às diferentes respostas dadas por indivíduos e agentes econômicos às suas necessidades de deslocamento, consideradas as dimensões do espaço urbano e a complexidade das atividades nele desenvolvidas. Face à mobilidade, os indivíduos podem ser pedestres, ciclistas, usuários de transportes coletivos ou motoristas. Podem utilizar-se do seu esforço direto (deslocamento a pé) ou recorrer aos meios de