fernando pessoa
Introdução
Fisionomia/Personalidade de Fernando Pessoa
Fisionomia/Personalidade de Alberto Caeiro
Conclusão
Introdução
Fernando António Nogueira Pessoa nasceu em Lisboa no dia 13 de Junho de 1888 e faleceu a 30 de Novembro de 1935. Fernando Pessoa foi educado em Africa do Sul, numa escola católica irlandesa, o que fez com que tivesse uma maior familiaridade com a língua inglesa do que com a portuguesa. Durante a sua vida foi comparado com grandes marcos da literatura inglesa (Walt Whitman) e fora mencionado em diversas publicações, artigos e obras. Enquanto poeta, escreveu sob múltiplas personalidades (heterónimos) como Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro , sendo estes últimos objeto da maior parte dos estudos sobre a sua vida e obra.
Personalidade/Fisionomia
Diversos críticos se debateram sobre o facto de Pessoa ter de um distúrbio de personalidade pelo facto que todos os heterónimos que criou, não são totalmente diferentes de si mesmo. Cada heterónimo de Pessoa revela uma parte íntima ou uma forma de pensar do seu criador, que o mesmo tem dificuldade em revelar ou se sente mais livre a partir da heteronimidade. Pessoa tinha uma estrutura magra e alta, não era dotado de feições que marcavam ou distinguiam entre os homens, a maneira de reconhecer Pessoa é através do seu uso de um chapéu e do bigode que possuía, essas características tornaram a ser vistas como a sua imagem de marca.
Personalidade/Fisionomia
Antes de falar da personalidade de Alberto Caeiro, eu queria mencionar as razões que nos fizeram escolher este heterónimo: “despreza e repreende qualquer tipo de pensamento filosófico; afirmando que pensar obstrui a visão ("pensar é estar doente dos olhos")”. Por vezes eu gostava de conseguir abstrair me de qualquer tipo de pensamento porque num mar de enigmas e debates