Fernando pessoa – síntese
Introdução Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa e tem como tema Fernando Pessoa e a época, tanto cultural como histórica, em que viveu.
Com a realização do trabalho pretende-se dar a conhecer um pouco mais sobre um dos melhores poetas portugueses de todos os tempos. Para isso, são desenvolvidos os seguintes temas:
Biografia do autor;
Obra (ortónima e heterónima);
Apresentação e análise de alguns poemas;
Corrente artística em que se insere.
Antes de mais, deve-se saber que Fernando Pessoa foi um extraordinário poeta e uma das personalidades mais complexas e representativas da literatura europeia do séc. XX. Era dotado de uma grande densidade psicológica, um talento e cultura imensos, era capaz de criar várias personagens, completamente diferentes, tanto a nível de experiência de vida como no modo de escrever ( os chamados heterónimos). Os seus principais heterónimos foram Alberto Caeiro (“O Mestre”), Álvaro de Campos e Ricardo Reis. Pessoa teve alguns aspectos peculiares na vida: todo o registo de óbito foi escrito na negativa: não deixou bens, nem descendentes nem mesmo testamento, não foi casado, não teve carro, nem diploma de doutor, nem máquina de escrever. Nem um emprego definido nem filiação política nem religiosa. Outro aspecto peculiar era que para Pessoa, os anos terminados em cinco tiveram um significado especial na vida.
Durante o século XX surgiu uma nova corrente artística, o Modernismo. Fernando Pessoa foi um dos seus grandes defensores e impulsionadores.
Fernando Pessoa – Biografia
Fernando António Nogueira Pessoa nasceu em Lisboa a 13 de junho de 1888. Pessoa era filho de um modesto funcionário, porém inteligente e culto (foi mesmo jornalista e crítico musical) que morreu tuberculoso em 1893 deixando o filho com cinco anos e a mulher. A mãe, oriunda de família açoriana, era uma senhora de esmerada educação, casou novamente em