Fernando Pessoa simbologia
Realizei este trabalho, proposto pelo docente Joaquim Patrício, professor de Língua Portuguesa. Neste trabalho vou falar sobre a Mensagem de “Os Lusíadas” mais profundamente do significado da estrutura da mensagem (Partes constituintes da obra e do Significado simbólico de cada parte), o Sebastianismo e a formação do quinto Império em mensagem (O mito sebastianista e a mensagem e O caracter profético na criação do quinto império da mensagem) Para terminar o trabalho vou fazer a conclusão e fazer a Bibliografia.
Fernando Pessoa, foi um escritor modernista do século XX, provavelmente o maior poeta português a seguir a Luís de Camões, transmite em Mensagem o seu maior elogio ao espírito de conquista dos descobridores portugueses dos séculos XV e XVI.
A poesia da “Mensagem” poderá ser vista como uma epopeia, pois parte de um núcleo histórico. Contudo, a sua formulação é simbólica, mítica, e não possuirá continuidade.
O poema Mensagem, exaltação do Sebastianismo que se cruza com a expectativa de ressurgimento nacional, assenta num simbolismo e misticismo, revelador de uma faceta oculta e mística do poeta.
Há na mensagem uma transcrição da história de uma nação, mas transfigurada, onde a ação dos heróis, só adquire pleno significado dentro duma referência mitológica.
Assim, a estrutura da Mensagem, transfigura e repete a história duma pátria como o mito dum nascimento, vida, morte e renascimento de um mundo.
Cada um destes momentos corresponde ao “Brasão”, ao “Mar Português” e ao “Encoberto”.
1ª Parte: O significado da estrutura da mensagem
A - Partes constituintes da obra
Brasão:
Nesta primeira parte “são-nos apresentadas as pedras basilares da nossa nacionalidade: os heróis e os mártires que, agindo já sob orientação e por impulso divino, preparam o país para as grandes realizações para que Portugal estava Predestinado”.
Cinco Subpartes:
Os campos (2 poemas)
Os castelos (8 poemas)
As Quinas (5 poemas)
A Coroa (1 poema)
O timbre