Fernando Henrique Cardoso
De 01/01/1994 a 01/01/2002
Primeira Passos Na Política
Fernando Henrique Cardoso nasceu no Rio De Janeiro, 18 de Junho de 1931 numa família de militares e políticos do Império do Brasil de grande tradição nacionalista. Mudou-se para São Paulo aos 08 anos de idade, onde se formou em ciências sociais pela universidade de São Paulo (USP), completando seus estudos de prós-graduação na Universidade De Paris.
Após o golpe militar de 1964, exilou-se no Chile e a seguir na França. Voltou ao Brasil em 1968 e tornou-se professor de ciências políticas na USP, meses depois, foi aposentado compulsoriamente pelo AI-5 (Ato Institucional nº 5). Fundou,então,com outros pesquisadores cassados, o centro Brasileiro De Análise e Planejamento (CEBRAP),que se tornaria um núcleo de pesquisa e reflexão sobre a realidade brasileira.
Ainda que silenciado pela ditadura militar,(FHC) continuou pesquisando,fazendo palestras e escrevendo artigos na imprensa como, critico regime militar e defensor de uma transição pacifica para a democracia.
01
Vida Política
Em 1978, foi eleito suplente de Franco Montoro para o senado pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro).Em 1983,assumiu a cadeira no senado quanto Montoro foi eleito a governador de São Paulo.em 1985,foi candidato a prefeito de São Paulo e perdeu para o ex-presidente Jânio Quadros .No ano seguinte,reelegeu-se para o senado com 6 milhões de votos ,a segunda maior votação no estado .Dois anos depois ,funda ,com os outros líderes políticos,o PSDB (Partido Social Democrático Brasileiro).
Em 1992, é nomeado ministro das Relações Exteriores do governo de Itamar Franco e,no ano seguinte,assume a pasta da fazenda,quando consegue mobilizar parlamentares e a opinião pública em torno de um plano de estabilização econômica que incluía medidas de controle do déficit público e uma reforma monetária –o chamado Plano Real.
02
Primeira Disputa Presidencial
Afastado do ministério