Fernando collor
O objetivo deste trabalho é projetar os impactos econômicos, nacionais e regionais dos investimentos de infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014, o maior evento do futebol mundial. Será abordada a capacidade de todo um país se organizar para tornar realidade as oportunidades que um evento dessa magnitude propicia não apenas ao esporte, mas à economia, à sociedade e ao futuro da nação. Copa é uma indústria que movimenta bilhões de dólares, atua em diversos setores da economia e gera muitos empregos. Para 30 dias de celebração mundial, ela requer anos de preparação e uma cadeia produtiva altamente impactante para o meio ambiente.
A Copa no Brasil já está sendo chamada de a “Copa Limpa” ou a “Copa Sustentável”. No entanto, para que ela realmente se concretize, precisamos resolver dois pontos nevrálgicos: transportes e construção civil. Quem mora nas maiores cidades do país sofre com a precariedade dos transportes públicos, sendo praticamente obrigado a utilizar veículos particulares para a mobilidade diária. Pelo lado da construção civil, por mais que já se discuta amplamente a sustentabilidade no setor, não há como negar o brutal impacto da atividade no meio ambiente. Sem contar que para a Copa haverá a necessidade urgente de construção e reforma no setor hoteleiro e a modernização dos estádios já existentes, assim como a construção de outros estádios.
Uma série de metas foi estabelecida nos pontos mais importantes, principalmente no que diz respeito ao transporte, consumo de água e energia e mudanças climáticas.
Palavras-chave: Futebol. Evento. Mundial.
ABSTRACT
The objective of this work is to design the economic, national and regional infrastructure investments for the World Cup 2014, the biggest event in world football. Will be addressed capacity to organize an entire country to realize the opportunities that an event of this magnitude provides not only the sport, but to the economy, society and the nation's future. Copa is an industry