Fernanda escola
O ambiente organizacional deve ser constantemente planejado. Isso ocorre porque as empresas da atualidade vivem em um ambiente turbulento, marcado por oscilações, concorrência e competitividade acirradas.
Dentro das empresas, a técnica de planejamento se processa em três níveis empresariais. Hoje em Negócios iremos tratar sobre os tipos de planejamento. As organizações são facilmente entendidas em sua forma hierárquica visualizando a famosa pirâmide organizacional, que divide a organização em três níveis hierárquicos: o estratégico, o tático e o operacional.
O nível estratégico corresponde ao nível mais alto da pirâmide organizacional, representado pela cúpula ou alta administração detentora das habilidades conceituais e visão estratégica. Também é conhecido como nível institucional, de onde partem as diretrizes estratégicas. O nível tático ou intermediário está representado pelos articuladores entre o nível estratégico e o nível operacional. O nível operacional é a base da pirâmide, representado pelos colaboradores que irão executar as tarefas de forma adequada e eficiente.
Oliveira (2007), levando em consideração esses grandes níveis hierárquicos, classifica o planejamento em três tipos:
a) planejamento estratégico; b) planejamento tático; c) planejamento operacional. O planejamento estratégico está associado ao primeiro nível organizacional, caracterizado por estabelecer objetivos de longo prazo que tem um poder de impacto global, ou seja, afetam a organização como um todo. O planejamento tático relaciona-se ao nível tático, traçando objetivos de mais curto prazo e que afetam somente alguma área funcional da empresa. Já o planejamento operacional “é a formalização, principalmente através de documentos escritos, [...] metodologias de desenvolvimento e implantação de resultados [...] a serem alcançados pelas áreas funcionais da empresa” (OLIVEIRA, 2007, p.19).