fermentação
Peixes, leite e produtos lácteos tem maior facilidade do desenvolvimento dos microrganismos, devido à temperatura, acidez, umidade, principalmente a composição dos alimentos
2. OBJETIVO GERAL Observar o crescimento dos microrganismos encontrados nas cédulas de dinheiro.
3. MATERIAIS E MÉTODOS Meio de cultura 200 g de batata crua 20 g de açúcar 20 g gelatina incolor 1 L de água destilada Cotonetes Filme plástico Lamina Uma nota de R$ 1,00 (ou outra) Microscópio
Modo de preparo: Lavar e esfregar as batatas, cortar em fatias finas e ferver em 500 g de água destilada até que as batatas fiquem macias. Usar o liquido que foi cozido as batatas, acrescentar o açúcar e a gelatina incolor, adicionar 500 g de água destilada, ainda no fogo, para que não fique com bolinhas. Adicionar em potinhos, o meio de cultura deve solidificar e resfriar totalmente, para que a bactéria possa ficar armazenada por longo tempo, se necessário pode ser guardado até um ano.
Para coletar: Uma cédula de R$ 1,00 de preferência, pois é uma nota que passou por muitas pessoas, que poderiam segurar a nota com a mão suja, mal lavada, deixando assim a nota infectada com vários tipos de microrganismos.
Depois de uns 5 ou 6 dias você pode pegar o meio de cultura, coletar em uma lâmina o microrganismo já crescido e mostrar aos alunos, como se cria, se propaga e contamina.
O QUE SE ESPERA DO ALUNO
Observar e diferenciar as baterias do ambiente, que todos os alunos participem questionem e levantem hipóteses durante a execução da atividade prática. Que façam anotações, e ao longo do ano gerem trabalhos.
4.