fermentação
Estudando sobre o processo de fermentação realizado por bactérias e fungos (leveduras), onde há liberação de energia armazenada nas ligações químicas dos compostos orgânicos, a professora Marília de Biologia orientada pela a coordenadora do Laboratório de Ciência da Escola Beni Edvânia realizou a prática de fermentação com os alunos dos primeiros anos nos turNos manhã e tarde.
Todo o processo de fermentação foi discutido pela professora orientando que a fermentação é um processo de degradação da matéria orgânica para formar outra ocorre sem a presença de oxigênio, e a sacarose, que é o carboidrato de fonte de energia para os seres vivos, não é completamente degradado como na respiração aeróbica, mas sim transformado em substâncias mais simples, como o ácido láctico (fermentação láctica), ou o etanol (fermentação alcoólica. Nesses processos, há síntese de somente de duas moléculas de ATP, diferentemente da respiração aeróbica em que ocorre a síntese de 36 a 38 moléculas.
Apesar da fermentação não ter um valor energético tão proveitoso quanto a respiração aeróbia, ela é muito utiliza na produção de produtos industrializados como iogurtes, queijo e coalhadas na fermentação lática e pães, bolos, pizzas na fermentação alcoólica. Os fungos mais utilizados nestes processos é o Saccharomyces cerevisiae. Este é um organismo eucarionte unicelular pertencente ao Reino dos Fungos que, ao realizar o processo de fermentação, libera gás carbônico, fazendo o volume da massa crescer.
Neste experimento, observamos o processo de fermentação a partir da ação do Saccharomyces cerevisiae, o mesmo fungo utilizado na composição de fermentos biológicos.
Veja o roteiro da prática abaixo:
Objetivo
-Observar e analisar a reação do Saccharomyces Cerevisiae sob diferentes condições;
-Demonstrar a importância de fermentação para obtenção de produtos utilizados na alimentação do homem;
Matérias Utilizados
- Água Fria a 20ºC
- Água