Fermentação
1° Produtos da fermentação do leite têm história tão antiga quanto a dos vinhos, cervejas e pão, uma vez que o leite é um excelente substrato para o desenvolvimento de diversos tipos de microrganismos. A fermentação láctica é largamente utilizada na produção de laticínios como queijos, coalhadas e iogurtes.
2°Iogurtes comerciais são produzidos a partir de leite desnatado concentrado, obtido por evaporação a vácuo. O Leite é inoculado com uma mistura das bactérias Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgarius e incubado a 45°C por várias horas. Durante esse tempo, o estreptococo produz ácido láctico a partir da fermentação da lactose do leite; o lactobacilo, por sua vez, produz a maior parte das substâncias que conferem cremosidade, sabor e aroma característicos do iogurte.
3° Na panificação, a levedura S. cerevisiae, misturada à farinhas, fermenta açucares nela presentes e produz etanol (álcool etílico) e gás carbônico. Esse gás é liberado na forma de minúsculas bolhas que se dilatam durante o cozimento, tornando a massa macia e leve.
4° O sabor característico da manteiga resulta da atividade de uma espécie de estreptococo, que libera uma substância chamada acetoína, presente também em alguns iogurtes. A produção presente também em alguns iogurtes. A produção de certos embutidos de carne, como o salame, demanda a ação fermentativa de bactérias do gênero Pediococcus, cuja produção de ácido láctico contribui para o sabor e para a elevada capacidade de conservação desses alimentos. Vinagres são, em geral, produzidos por ação de bactérias fermentadoras, principalmente dos gêneros Acetobacter e Acetomonas, que convertem etanol em ácido acético, processo conhecido como fermentação acética.
5° As bebidas alcoólicas resultam da fermentação dos açúcares de frutos ou sementes por leveduras, que