fermentação
A fermentação é um processo de geração de energia no qual ocorre a oxidação incompleta de substâncias orgânicas, como a glicose, em contraposição à oxidação completa que ocorre na respiração celular. Logo, na fermentação, nem todas as ligações covalentes entre os átomos de carbono serão rompidas, e, assim, esse processo libera menos energia que a respiração celular (energia que será armazenada nas ligações entre os grupos fosfato do ATP).
Quando ocorre?
Normalmente o processo ocorre associado às condições anaeróbias (ausência de O2). Porém, dependendo do organismo ou tipo celular, a fermentação também pode ocorrer na presença de O2, como exemplo pode citar as amebas, eucariontes sem mitocôndrias que geram energia apenas via fermentação. (Porém, é importante ressaltar que as amebas são micro-aerofílicas! Vivem em concentrações baixas de O2). Nossas células musculares, caso não recebam O2, também podem gerar energia via fermentação (fermentação láctica).
A respiração celular, ao contrário, é um processo aeróbio, só acontece na presença de O2.
Exemplos de fermentação:
1.Iogurte é produzido pela famosa fermentação lática, onde as bactérias, denominadas de lactobacilos, produzem ácido lático;
2. Pão e cerveja são produzidos pela fermentação alcóolica, onde a fermentação é realizada por fungos (anaeróbicos facultativos), que produzem no final álcool;
3. Vinagre à produzido pela fermentação acética, que consiste numa reação química, onde ocorre a oxidação parcial do álcool etílico, obtendo o ácido acético. As bactérias que realizam esse processo são as acetobactérias; etc.
Parte experimental
Matérias utilizadas:
- Água fria a 20°C
- Água quente à 70°C
- Açúcar
- Sal
- 4 colheres de chá de fermento biológico
- 4 tubos de ensaio
- 2 bastões de vidro
- Termômetro
- 2 etiquetas
- 2 bexigas
Metodologia:
Iniciar a pratica com a etiquetação de balões volumétricos. No balão 01 colocar três colheres de