Fermentação
UNIDADE BOA VISTA
CLEBERSON IDALECIO
THIANE TAIS LANDO
FERMENTAÇÃO: PROCESSOS E PROPRIEDADES
JOINVILLE
2013/2
Resumo
Em termos gerais, a fermentação utiliza microrganismos na transformação de matéria orgânica e, sem dúvida,é um dos fenômenos mais intrigantes ao longo da história da humanidade. Desde muito cedo, em 6000 a. C. já se tem registros dos sumérios fazendo uso para benefício próprio.
Existem 3 principais processos de fermentação, são eles: fermentação alcoólica, fermentação lática e fermentação acética. Ainda em escala industrial, são utilizados também a butírica, oxálica e quimiossíntese. Na atualidade, muitos produtos são obtidos através da fermentação.
Neste trabalho serão citados os métodos e suas propriedades da fermentação alcoólica, como foco principal, fermentação acética, fermentação lática e fermentação butírica.
1. INTRODUÇÃO
O processo de fermentação, mesmo não sendo conhecido seu funcionamento por completo e o que realmente acontecia ali, invariavelmente foi amplamente usado desde a antiguidade nas produções de pão, cerveja ou vinho e é empregado ainda hoje numa escala bem maior, porém com o total conhecimento do que nele ocorre, sendo de suma importância para o ser humano. Podem-se citar quatro tipos de fermentação sendo elas, Fermentação Acética, Fermentação Butírica, Fermentação Láticae Fermentação Alcoólica. A Fermentação Alcoólica é a mais usada hoje industrialmente nas produções de vinho, cerveja, álcool etílico entre outros produtos.
Na fermentação alcoólica temos como um grande nicho que são as cervejarias as quais produzem grandes fortunas anualmente, pelo fato de sua grande popularidade por todo o mundo tendo um consumo médio de até 100 litros por habitante a cada ano em alguns países da Europa. Seus benefícios para a saúde também são de grande relevância quando ingerida