Fermentado de laranja
A laranja (Citus Sinensis) embora tenha a sua história iniciada na Índia, foi trazida da China pelos portugueses no século XVI. O seu cultivo tornou-se um negócio significativo e uma importante parte das economias de vários países e regiões europeias, entre eles a Espanha, Itália, Roménia, e a região do Algarve, em Portugal. Nos outros continentes, encontramos produção significativa na África do Sul, Angola, Zimbabué, nos Estados unidos destacam-se os estados da Flórida e Califórnia, na América do Sul na Argentina e no Brasil.
O Brasil é o maior produtor mundial de laranja, sendo responsável por 80% do comércio mundial do suco de laranja concentrado e congelado. A cadeia citrícola é uma das mais importantes no setor do agronegócio brasileiro, gerando emprego e divisas para o país e produzindo diversos produtos e subprodutos.
A produção brasileira de citros está distribuída por todo país , com notória concentração na Região Sudeste.
A laranja é muito conhecida como fonte de vitamina C, que é o nutriente mais importante da fruta, tendo como principais funções, auxiliar o organismo na resistência às infecções, formação dos ossos e dentes, cicatrização das feridas e queimaduras, dar vitalidade às gengivas, evita hemorragias e conserva a mocidade, reforçando as defesas do organismo, embora a sua composição seja formada de: Vitamina A, vitamina B1 (Tiamina), vitamina B2 (Riboflavina), vitamina B3 (Niacina), vitamina C (Ácido Cítrico), cálcio, potássio, fósforo, sódio, enxofre, magnésio, cloro, silício, ferro, gorduras, proteínas, e calorias. Recentes estudos associam o consumo da laranja com a redução da pressão arterial . É sabido também que ela é um estimulante do sistema circulatório, combatendo a inflamação das veias; e ativa o trabalho das glândulas segregadoras de suco gástrico, facilitando, desta maneira, a digestão e funções intestinais.
Diversas frutas estão sendo utilizadas na produção de fermentados no caso da laranja, esta inovação