Ferimentos músculoesqueléticos
São interrupções (quebra) na continuidade do osso. Pode ser classificada em:
- Fechadas: a pele sobre a lesão está intacta.
- Abertas ou expostas: ocorre solução de continuidade da pele sobre a lesão, que pode ser produzida pelos próprios fragmentos ósseos ou por objetos penetrantes.
O envelhecimento e determinadas doenças ósseas (osteoporose) aumentam o risco de fraturas, que podem ocorrer mesmo após traumatismos banais. Estas lesões são chamadas fraturas patológicas.
Sinais e sintomas
* Deformidade; * Dor; * Equimose (infiltração do sangue extravasado no tecido Subcutâneo); * Edema (inchaço); * Hiperemia (aumento da irrigação sanguínea de um órgão ou região do corpo, provocando a distensão dos vasos sanguíneos); * Impotência funcional; * Possível exposição óssea; * Crepitação;
LUXAÇÕES
São lesões em que a extremidade de um dos ossos que compõe uma articulação é deslocada de seu lugar. O dano a tecidos moles pode ser muito grave, afetando vasos sanguíneos, nervos e a cápsula articular.
Sinais e sintomas: * Dor * Deformidade * Incapacidade de movimentar-se * Edema * Alteração anatômica da articulação * Equimose * Edema (inchaço)
LACERAÇÃO
É um rompimento da pele de profundidade variada e que pode ser linear (regular) ou irregular, e pode ocorrer isoladamente ou em conjunto com outros tipos de lesões das partes moles.
As lacerações podem causar sangramento significativo se o objeto pontiagudo também cortar a parede de um vaso sanguíneo, principalmente uma artéria. Isso costuma ocorrer nas áreas onde as artérias principais ficam próximas à sua superfície da pele, como no punho.
As lacerações lineares, também conhecidas como incisões, são caracterizadas por cortes penetrantes e uniformes com bordas lisas. Elas são causadas por objetos cortantes pontiagudos, como facas lâminas de barbear ou vidros quebrados. As lacerações lineares tendem a