Fenômenos físicos e químicos
Fenômeno químico é uma mudança na composição de uma substância. Um fenômeno químico, como a combustão, transforma uma substância em outra, com diferentes propriedades químicas. Combustíveis como madeiras ou carvão transformam-se com a combustão e formam cinzas. A matéria, após sofrer uma reação química (um fenômeno químico), não pode mais se tornar voltar a ser como era anteriormente.
Já falei um pouco das diferenças entre fenômenos físicos e químicos. Mas tem alunos que estão me pedindo mais exemplos , então vamos lá ?
Toda Transformação Química altera a composição da matéria. O produto é diferente dos reagentes. Por exemplo: quando o Ferro ( Fe) reage com o Oxigênio (O2), ocorre a formação da Ferrugem – Óxido de Ferro ( Fe2O3) . A Ferrugem não é o Ferro sozinho nem o Oxigênio sozinho, mas sim um outro Produto. Coisa parecida vai ocorrer quando apodrece um alimento pela ação de fungos e bactérias.
Mas no Fenômeno Físico, já não ocorre a transformação da matéria. A constituição íntima de seus elementos não mudam. Se eu coloco por exemplo um pouco de água para ferver , ela vai se transformar em vapor . Mas será ainda água (H2O). Se eu pegar a barra de ferro , do exemplo acima, e quebrar. Ela vai continuar sendo Ferro (Fe). Isso é um Fenômeno Físico, a constituição do ferro não se alterou em nada diferente.
Então, já dá para responder : Se eu queimar o papel , estou demonstrando um fenômeno físico ou químico ? Mas se amassar o papel, qual é o tipo de fenômeno ilustrado desta vez ?
Por Lucas Martins
Os fenômenos físicos são aqueles onde as propriedades da matéria não se alteram (ponto de fusão, ebulição, etc.), e onde não haja mudança na sua constituição atômica: derretimento do gelo, ebulição, dissolução de sal ou açúcar em água, são fenômenos físicos, pois mantém suas propriedades intactas, bem como a composição química. No caso da dissolução do sal (NaCl) em água, a molécula de sal é quebrada em Na+ e Cl-, quando a