Fenômenos de Trasporte
Disciplina: Fenômenos de Transporte
Professor:
Data da entrega:
Turma:
1° Relatório- Determinação de vazão em volume pelo método direto
UbERLÂNDIA-MG 2013
1. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Vazão é o volume de determinado fluido que passa por uma determinada seção de um conduto livre ou forçado, por uma unidade de tempo. Ou seja, vazão é a rapidez com a qual um volume escoa. Corresponde a taxa de escoamento, ou seja, quantidade de material transportado através de uma tubulação, por unidade de tempo.
O método Direto consiste na determinação do tempo necessário para encher um determinado recipiente de volume conhecido. Este método é aplicável a pequenas vazões (Q £ 10 L.s-1); devem ser feitas pelo menos três medições do tempo e trabalhar com a média.
Formulas:
Q=V
Δt
Qm=m = p.V Δt Δt
Qm= p.Q
2. OBJETIVO
Medir a vazão em volume, aplicando o método direto, onde serão utilizadas pequenas descargas de água em canalizações de pequeno diâmetro em laboratório. Para determinar a vazão será feito cinco medidas de A (registro 100% aberto) e B (registro 50% aberto).
3. MATERIAIS UTILIZADOS
Bomba;
Cromômero;
Bico escamoteável;
Um tampão para fechar o fundo do recipiente;
Reservatório: 20 cm de largura, 45 cm de comprimento e profundidade;
Tubulações ¾;
Mangueira ¾;
Registro 90°;
Suporte;
Piezômetro;
Painel de controle.
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Posicione o bico escamoteável para retorto direto ao reservatório. O reservatório de medida deverá estar vazio e com a tampa fechada. Feche o registro e ligue a bomba. Abra totalmente o registro. Manobre o bico para o reservatório e cronometre o tempo de “Δt” enchimento até a marca da altura de 9 cm². Esvazie o reservatório e desligue a bomba. Este