fenômenos de transporte (atps)
Fenômenos de Transporte
(ATPS)
Santo André – SP
Abril / 2013
UNIVERSIDADE DO GRANDE ABC
Relatório 1
Indutores
Santo André – SP
Setembro 2012
ETAPA 01
Leis de Faraday-Lenz
A lei de Faraday-Lenz, é uma lei da física que quantifica a indução eletromagnética, que é o efeito da produção de corrente elétrica em um circuito colocado sob efeito de um campo magnético variável ou por um circuito em movimento em um campo magnético constante. É a base do funcionamento dos alternadores, dínamos e transformadores.
Faraday realizou inúmeras experiências e em todas elas ele percebeu um fato bem comum que ocorria sempre que aparecia uma força eletromotriz induzida. Em agosto de 1831 Faraday enrolou aproximadamente 70 metros de fio de cobre em torno de um bloco de madeira inserindo um galvanômetro no circuito. Enrolou então outros 70 metros isolados do primeiro e ligou-os a uma bateria. Faraday a princípio ficou desapontado ao constatar que a passagem de uma corrente elétrica estacionária no segundo circuito não afetava o galvanômetro ligado ao primeiro. Faraday constatou, contudo, a ocorrência de uma deflexão no ponteiro do galvanômetro quando e somente quando o circuito era ligado ou desligado, ou seja; a corrente era induzida pela variação do campo magnético devido a presença do outro circuito.
Ao analisar todos os seus trabalhos, ele verificou que quando a força eletromotriz aparecia no circuito ocorria a variação do fluxo magnético nesse mesmo circuito. Faraday observou que a intensidade da força era cada vez maior quanto mais rápido ocorrer a variação do fluxo magnético. De forma mais precisa, ele verificou que durante um intervalo de tempo o fluxo magnético varia, e dessa forma ele concluiu que a força era dada pela razão entre variação do fluxo magnético e a variação do