Fenômenos da Natureza
Planejamento de um projeto para se trabalhar com os Fenômenos da Natureza
Roda de Conversa – trazer livros, revistas e cartazes com figuras sobre os fenômenos da natureza e pedir que eles ajudem a colocar os nomes de cada fenômeno.
Depois propor que a gente conheça um pouco mais sobre eles.
Anotar tudo o que eles falam para saber o que já sabem e o que gostariam de conhecer mais.
Dia e Noite
Sol, Lua, Terra, Estrelas, Planetas
Cartaz sobre o Dia e a Noite
O que fazemos de dia? O que fazemos à noite?
Luz e Sombra - Identifique com a classe as fontes de luz natural (primária) ou artificial (secundária). Coloque um objeto sob a luz do Sol e leve todos para observá-lo de hora em hora para ver o que aconteceu. Sugira que uma criança contorne a sombra no chão com giz. Certamente surgirão discussões sobre por que ela muda de lugar, como ela cresce, etc.
Novos ares: o que aprender com o vento
Mesmo sendo invisível, o vento desperta muitas possibilidades de exploração, movimentação e aprendizagem para os pequenos
PARA O ALTO E AVANTE A turma da pré-escola da rede municipal de Cambira brinca com o vento empinando pipas.
Os dias quentes de verão são sempre um convite para levar a turma ao parque. Mas não é só porque o vento é refrescante que atividades ao ar livre devem ser propostas. Ele, por si só, é um instrumento que estimula os pequenos a se movimentar, entrar em contato com os fenômenos da natureza e explorar sentidos, como o tato e a visão.
Brincadeiras e brinquedos simples, como bolhas de sabão, cata-ventos, pipas e aviões de papel, são ótimos para desafiar as crianças a usar o vento a favor dos próprios movimentos. "Quem brinca é sempre o corpo. Os brinquedos só o ajudam a brincar", explica a pesquisadora Renata Meirelles, autora do livro Giramundo e Outros Brinquedos e Brincadeiras dos Meninos do Brasil. Empinar pipas, por exemplo, exige o aprimoramento da coordenação motora, além de promover um