Fenômeno dos Transportes
FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL
Olavo Tenorio de Farias
Edimar Roberto da Silva
José Lucas Silva
Victor Gomes Santana
Douglas Aguiar
Raul Moraes
Caio Bernardes
FENÔMENO DOS TRANSPORTES
Prof. º MARIA HELENA ZANGARI BALLARIM
2013
Introdução:
Matéria é tudo que ocupa espaço e possui massa de repouso (ou massa invariante). É um termo geral para a substância da qual todos os objetos físicos consistem. Tipicamente, a matéria inclui átomos e outras partículas que possuem massa. A massa é dita por alguns como sendo a quantidade de matéria em um objeto, e volume é a quantidade de espaço ocupado por um objeto, mas esta definição confunde massa com matéria, que não são a mesma coisa.
Quando se aumenta a temperatura de um determinado fragmento de matéria, tem-se um aumento do volume fixo desta, pois haverá a dilatação ocasionada pela separação dos átomos e moléculas. Ao contrário, ao se diminuir a temperatura, tem-se uma diminuição deste volume fixo. A quantidade de massa existente num dado volume é chamada de massa volúmica.
Quando a matéria se expande, sua massa volúmica diminui e quando a matéria se contrai, sua massa volúmica aumenta. Com este conceito tem-se uma unidade de medida, que pode ser dada em quilogramas(kg) por metros cúbicos(m³).
A massa volúmica depende da massa dos átomos ou moléculas individuais e do volume efetivo ocupado pelas mesmas, seja no sólido, no líquido ou no gás. Se uma dada substância, em qualquer estado físico, apresenta massa molecular cinco vezes maior que outra nas mesmas condições de temperatura, pressão e outras coordenadas, a massa volúmica da primeira será cinco vezes maior que a da segunda.
Objetivos:
Ter conhecimento da determinação experimental da densidade, do peso, volume e peso especifico de variadas substancias
Fundamentação teórica:
Na física chama-se densidade (também massa volúmica ou massa