Fenomenos de transportes
Departamento de ciências exatas, Centro Universitário de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. PRODUCTION AND ANALYSIS OF GRAPE BRANDY (PISCO)
RESUMO
O presente trabalho consiste em produzir pisco (aguardente de uva), uma bebida consumida no peru provinda de uvas pisqueiras. A pratica se realizou na planta piloto de Engenharia de Alimentos do Centro Universitário de Belo Horizonte (Unibh). Todas as etapas do processo de produção e as analises físico químicas serão acompanhadas e realizadas por alunos do 8º período de Engenharia Quimica, com base nos conhecimentos teóricos e práticos, infundidos durante o curso
ABSTRACT
Traduzir o resumo acima….
INTRODUÇÃO
1.Uva
A uva é uma fruta não climatérica e apresenta baixa taxa respiratória e produção de etileno. Por possuir baixa sensibilidade ao dano causado pelo frio, pode ser armazenada a 0°C e 95 % de umidade relativa por longo período. Ela não amadurece após a colheita, portanto recomenda-se que ela seja feita ao atingir um estádio ótimo de consumo quanto à aparência, aroma, sabor e textura (YAMASHITA et al, 2000; CAMILI, 2004).
A baga da uva é geralmente formada por 6 a 12% de casca; 2 a 5% de semente e 85 a 92% de polpa. Os principais constituintes da polpa são: 65 a 85% de água; 12 a 25% de açúcares redutores; 0,6 a 1,4% de ácidos orgânicos; 0,25 a 0,35% de substâncias minerais e 0,05 a 0,1% de compostos nitrogenados, além de vitaminas A, B1, B2, C e niacina (AQUARONE et al., 2001 citado por SOUZA et al, 2010).
A qualidade da uva não está somente relacionada as vitaminas e minerais que são responsáveis pelo valor nutritivo, mas também por suas características físicas e químicas que lhe conferem aparência, sabor e aroma característicos. Os açucares e ácidos que participam da fração dos sólidos solúveis são os principais