Fenomenos de Transportes
Fluido – São substancias ou corpos que cuja as moléculas ou partículas tem a propriedade de se mover, umas em relação às outras, sob a ação de forças de minima grandeza.
Segue abaixo algumas características em particular:
Os fluidos se subdividem em líquidos e aeriformes (gases ou vapores);
São pouco compressíveis e resistem pouco a trações e muito pouco a esforços constantes;
Tem uma superfície livre, e uma determinada massa de um liquido a uma mesma temperatura, ocupa só um determinado volume de qualquer recipiente em que caiba com sobra.
Viscosidade – É a propriedade dos fluidos responsável pela sua resistência à deformação, pode-se ainda definir a viscosidade como a capacidade do fluido em resistir ao cisalhamento em converter energia cinética em calor, ou capacidade do fluido em resistir ao cisalhamento (esforços cortantes)
A viscosidade também é diretamente relacionada com a coesão entre as partículas do fluido, onde alguns líquidos apresentam essa propriedade com maior intensidade que outros. Assim, certos óleos pesados escoam mais lentamente que a água ou o álcool.
Densidade - Em física, definimos a densidade de um corpo (ou objeto), como sendo a razão entre sua massa e seu volume.
D=
m
V
Na equação acima temos:
D – representa a densidade m – representa a massa do corpo (ou objeto)
V – representa o volume
A definição dada pelo Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de medida de densidade é o kg/m3.
Sendo assim, podemos concluir que o cálculo da densidade de um objeto só depende de sua massa total e de seu volume. Por exemplo, podemos efetuar a medida da densidade de um peixe, de uma fruta ou de um livro. Explique a teoria dos vasos comunicantes utilizando a equação básica da fluisostática
Os Vasos comunicantes, podemos dizer que, é um termo utilizado para designar a ligação de dois recipientes através de um duto aberto, onde