Fenomenos de grupo
Fenômenos de grupo
Empatia, Feedback e Coesão
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO
Grupo é um conjunto de pessoas que na maioria das vezes possuem objetivos em comum, mas isso não é uma regra. Segundo Agostinho Minicucci “Pessoas juntas por si só não formam um grupo”. Elas devem possuir interação entre si, manter convívio que permita que cada elemento em si, reage ao comportamento do outro.
Há vários tipos de grupos, dentro de organizações, podemos destacar algumas:
Existem grupos formais que são aqueles que fazem parte de uma estrutura organizacional, com tarefas específicas necessárias para realizar um trabalho.
Já os grupos informais não fazem parte de uma estrutura, são formações naturais dentro do ambiente de trabalho, sendo pessoas que se unem, mesmo que sejam de departamentos diferentes, porém afetam o comportamento e desempenho numa Organização.
O grupo de comando é aquele que faz parte do organograma da empresa. Um determinado grupo deve se reportar ao seu superior.
Grupos de tarefa são pessoas determinadas para a realização de uma tarefa específica. Nesse caso a hierarquia não precisa ser seguida.
Grupos de interesse são formações que independente do tipo de grupo, de comando ou tarefa, se reúnem para atingir uma meta, um objetivo.
Grupos de amizade são formados por pessoas que se aproximam por possuírem características comuns, como idade, cultura, torcida pelo mesmo time de futebol, gosto musical, entre outros.
De acordo com Schermerhorn, Hunt e Osborn (1998, p. 132) algumas vantagens do trabalho em grupo são evidentes: “Em primeiro lugar quando a presença de um especialista é incerta, os grupos parecem fazer melhor julgamento do que o faz um indivíduo médio isoladamente. Em segundo lugar, quando uma divisão tem a possibilidade de solucionar um problema e compartilhar informações. Os grupos são mais bem sucedidos que os indivíduos. Em terceiro lugar, como resultado