FENOMENOS DA NATUREZA
Vulcões são pequenas estruturas, ou aberturas que uma montanha tem, e que em alguns momentos saem gases, fogo (em estado sólido) e lavas.
Surgem por causa de um choque que acontece entre as camadas que formam a crosta terrestre e as placas tectônicas, formando assim pequenas aberturas no centro da Terra, onde a lava (magma) irá ser expelida, a temperatura desse magma é de 1200°C (aproximadamente). A velocidade que a lava pode percorrer depois de sair da rocha é de 80 km/h.
Existe 5 (cinco) tipos de vulcões:
O estrato vulcões (são vulcões com muita atividade); o Vulcão-escudo (são vulcões muito quentes e que expelem lavas em grande quantidade); o vulcão Cones de escórias (são os menores vulcões que existem e que expelem lava em pouca quantidade. O vulcão Caldeiras ressurgentes ( são os maiores vulcões que existem com o tamanho relativo a 15 e 100 km². E os Vulcões submarinos (são os vulcões que ficam embaixo da água, por esse motivo recebem o nome de submarinos).
O que é Maremoto?
Um maremoto é uma onda causada pelo movimento repentino do fundo do mar. Este movimento pode ser desencadeado por diferentes fenómenos: sismos, erupções vulcânicas ou deslizamentos de terras submarinos. Podem ainda ser gerados em consequência de impactos de meteoritos. Os Tsunamis propagam-se ao longo da superfície dos oceanos a grandes velocidades e quando atingem a linha de costa os seus efeitos podem ser devastadores.
A grande maioria dos Tsunamis formam-se em consequência de sismos gerados em zonas de subducção. As zonas de subducção são locais onde um fragmento de crosta terrestre, normalmente oceânica, mergulha sob outra (continental ou oceânica) afundando-se no manto. Neste local as forças de ficção são enormes. Imaginem uma fração de rocha com mais de 20 km de espessura a mergulhar sobre outro com mais de 50 km, podendo atingir várias centenas de kilometros de extensão e afundando a mais de 700 km de profundidade no manto.
Devido à