Fenomenologia
Para a fenomenologia só conhecemos algo quando é reapresentado ao sujeito. Não percepcionamos as próprias coisas mas apenas o modo como estas nos aparecem .A perspectiva fenomenológica considera que só podemos conhecer o que os sentidos permitem , ou seja, o que se manifesta. O conhecimento é descrito como uma correlação entre 2 elementos : um sujeito cognoscente e um objecto cognoscível. A relação que existe entre os dois é o próprio conhecimento. São separados um do outro ,transcendendo um ao outro com uma natureza diferente. O sujeito só é sujeito em relação ao objecto e o objecto só é objecto em relação ao sujeito. O conhecimento é feito num sentido irreversível (sempre do sujeito ao objecto; s-->o); o sujeito e o objecto não são permutáveis ,pois têm funções diferentes e não podem trocar de função/papel. A função do sujeito consiste em apreender o objecto , a do objecto é ser apreendido pelo sujeito , se não o for deixa de ser objecto.
Esta apreensão é feita em 3 etapas:
1ª etapa: o sujeito sai da sua própria esfera
2ª etapa : o sujeito esta fora de si , esta na esfera do objecto, esta esfera é para o sujeito transcendente e heterogénea,apreende as características do objecto
3ª etapa : regressa a sua esfera com os conhecimentos que ganhou do objecto. O facto de o sujeito sair de si para apreender o objecto não muda nada no objecto.O objecto não se torna por isso imanente (interior) .Apreender o objecto significa reproduzir no sujeito as determinações do objecto de forma idêntica (parecida). O objecto por isso não é modificado pelo sujeito mas sim o sujeito pelo objecto.