Fenomenologia
Faculdade Frassinetti de Recife
Aluna: Aline Alves dos Santos Serapião
Curso: Psicologia – 4B
Produção sobre Fenomenologia Fenomenologia é um método de investigação filosófica que faz reflexão sobre um fenômeno, o que emerge da relação entre sujeito e objeto, aquilo que se mostra ou como se mostra ao ser humano, tudo aquilo que se apresenta ao sujeito, a perspectiva do sujeito diante de alguma coisa, o modo como nós percebemos o mundo.
A fenomenologia valoriza a perspectiva, o que é provisório. Ela diz que a verdade é construída a partir de uma perspectiva, por tanto, não existe verdade absoluta. (A verdade é questão de perspectiva). Falar de perspectiva é falar da perspectiva de quem olha, ou seja, o sujeito que está implicado na perspectiva e a subjetividade está implicada nela. Então, a verdade enquanto perspectiva, é uma verdade que só faz sentido para determinado grupo ou cultura.
Hurssel, o pai da Fenomenologia, afirma que nós somos capazes de compreender o sentido das coisas. Afirma inclusive que para o ser humano é muito importante compreender estes sentidos, mesmo que nem todas as coisas sejam imediatamente compreensíveis.
Sentido é algo que depende diretamente, se não unicamente, do sujeito. Por isso, muda com ele.
Então, ainda sobre o sentido fenomenológico diante das coisas e do mundo, o que são as coisas quando não estamos olhando para elas? Que sentido elas têm? Será que têm sentido?
Como dito anteriormente, o sentido muda conforme mudamos. Por tanto, as coisas quando não estamos olhando para elas, não deixam de fazer sentido, continuam sendo o que são. Se o sujeito não der sentido as coisas, ao mundo, elas não terão sentido algum, pois nosso “espírito” imprime realidade as coisas, é o nosso olhar que os torna reais. Nós é que buscamos o significado, o sentido daquilo que se mostra. O sentido das coisas está em quem pode dar sentido a elas, o sujeito. O que o quadro é sem que alguém