Fenomenologia Principios Basicos
Matutino – 1° Sem 06/10/2014
NOMES
Alexandre Alves Leite Rgm: 111.421.013-01
Angela Da Silva Araújo Rgm: 111.421.021-25
Angelita Da Silva Araújo Rgm: 111.421.021-22
Gustavo Allify Alves De Araújo Rgm: 111.425.009-63
Wender Matsubara Rgm: 111.421.022-71
1. “O método, portanto, assinala Rovighi (1999), foi expresso pelo lema “ vamos ate as coisas”, ou seja vãos ver como as coisas são – ou mais comumente expresso “voltar as coisas mesmas” – e como, etimologicamente, o termo phainomenon indica “o que aparece”, “o aparecer” ou ainda “aparecia”, a recomendação de Husserl é a de que tomemos os fenômenos como ponto de partida, pois se o fenômeno pé aquilo que é manifesto, é aquilo que aparece e a consciência é sempre consciência intencional, isto é, sempre consciência “de” alguma coisa. Aqui tomos o “principio de todos os princípios”, afirma Husserl, “tudo que nós é oferecido originalmente na instituição” ( por assim dizer, em sua afetividade de carne e osso) deve ser simplesmente tomado tal como ele se dá, mas também apenas de um sistema, assevera Rovght, mas sim observação e exploração dos fundamentos, descrição do que é dado, do que é manifesto.
1.1. O que se compreende por consciência ?
É tudo aquilo que é vivenciado. É o lugar onde o mundo tem seu desdobramento no que se refere a intencionalidade. A consciência é a percepção imediata daquilo que acontece, do que se passa.
1.2. Apresente o conceito de Fenômeno:
Fenômeno é aquilo que aparece ou se manifesta como as coisas do mundo se apresentam a consciência. É a intencionalidade da consciência.
1.3. Defina o termo grifado: Consciência é sempre consciência intencional.
É o direcionamento que a consciência tem em relação ao objeto. Aquela que esta dirigida á algo, seja este real ou imaginado. Constituída da relação sujeito - objeto. A Intencionalidade representa esse