Fenicios
Os fenícios eram uma antiga civilização que se estabeleceu na região norte de Canaã, onde hoje ficam o Líbano e partes da Síria e de Israel. Calcula-se que eles chegaram a essa região por volta do século 30 a.C., mas os historiadores não são capazes de determinar de onde eles teriam partido. Ao longo da costa do mar Mediterrâneo e em ilhas da região, os fenícios montaram várias cidades-estados independentes, como Biblos, Tiro e Tripolis. Tais cidades atingiram o auge por volta do século 12 a.C., quando antigas potências que dominavam o Oriente Médio estavam enfraquecidos. Aproveitando a oportunidade, os fenícios transformaram suas cidades em importantes pólos comerciais. Os fenícios, que antes eram um povo agrícola, montaram uma econômica com base no comercio com outros povo. Favorecidos pela sua posição geográfica que os posicionava em contato com diversos povos estrangeiros. Os mercadores fenícios realizavam trocas de mercadorias e a produção de moedas para realizar o comércio. Eles obtiveram grandes lucros através do comércio de madeira e desenvolveram a construção naval, a metalurgia e a produção têxtil.
Os fenícios foram os primeiros grandes mercadores marítimos a existirem, e transportavam materiais tanto via terra quanto via rios. Os fenícios também empregavam metais, madeira e marfim na confecção de joias, armas, cerâmicas e objetos de vidro. Támbem iriam ser os primeiros a dominar a técnica da tinturaria de tecidos. constantemente importando objetos como vestimentas, tapetes , tecidos e essências de países como a Mesopotamia e a Arábia. Os fenícios também navegavam em direção a Peninsula Iberica em busca de minerais como prata, ferro, estanho e chumbo, chegando a fazer viagens ao torno da África.
Os fenícios não tinham um estado organizado e unificado como o Egito, mas cada cidade era um Estado independente governado por dois sufetas. Como resultado da influencia do comercio marítimo os comerciantes começaram a ganhar poder político. O regime