Fendas Glóticas
• Posterior
• Médio-posterior
• Antero-posterior 2) Fusiformes:
• Antero-posterior
• Anterior
• Posterior 3) Paralelas 4) Duplas 5) Ampulheta 6) Irregulares
As fendas triangulares apresentam um formato muito próximo a um triângulo com base na região da comissura posterior, de acordo com a extensão no sentido antero-posterior podem ser:
Triangular posterior quando é limitada por um plano que passa pelas extremidades anteriores dos processos vocais. Quase não interferem na qualidade vocal e muitas vezes só são detectadas após a realização de um exame. Este tipo de fendas é mais comum em mulheres jovens e normalmente não apresentam qualquer tipo de queixa vocal.
Atribui-se à proporção glótica o papel principal na gênese destas fendas. A proporção glótica é um parâmetro que expressa a relação de tamanho entre a porção anterior da glote – porção fonatória, que corresponde à região que engloba a parte membranosa das pregas vocais, e a porção posterior – porção respiratória, que corresponde à parte posterior do ápice dos processos vocais das cartilagens aritenóides. As mulheres têm a região anterior da glote relativamente menor que a região posterior, o que faz com que o padrão anatômico de laringe feminina seja diferente do padrão masculino. Não há indicação para terapia da fala Triangular médio-posterior quando o vértice oposto à base atinge geralmente o terço médio das pregas vocais, decorre de um estado de contração excessiva da musculatura intrínseca da laringe (hipercinesia). Pela importância e predomínio da função dos músculos cricoaritenoideos posteriores, os únicos abdutores, a laringe tem as pregas vocais afastadas na região posterior. A voz é soprada, podendo ser áspera ou rouca.