Feminismo
Faculdade Mineira de Direito
FEMINISMO
Bárbara Gomes Aires
Bianca Padilha
Danielle Iranir
Giulia Veloso
Isabela Sandoli
Mariana Barcelos
Rafaela Matins
Belo Horizonte
19/11/2014
Bárbara Gomes Aires
Bianca Padilha
Danielle Iranir
Giulia Veloso
Mariana Barcelos
Rafaela Matins
FEMINISMO
Trabalho apresentado à Cultura Religiosa: Fenômeno Religioso, da Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Professor: José Leite da Silva
Belo Horizonte
2014
Introdução
Feminismo: “sistema dos que preconizam a igualdade dos direitos do homem e da mulher”: é esta a definição de feminismo com que nos deparamos num dicionário, no entanto, ao falarmos em feminismo, referimo-nos a uma doutrina que se refletiu em movimentos sociais.
Os movimentos feministas são movimentos políticos cuja meta é conquistar a igualdade de direitos entre homens e mulheres. Bucando garantir a participação da mulher na sociedade de forma equivalente à dos homens. Esse movimento teve sua origem no ano de 1848, em Nova Iorque, no contexto da revolução industrial onde o numero de empregadas mulheres aumentou significadamente. Essa Convenção dos Direitos da Mulher, propunha a igualdade de oportunidades na educação, no trabalho e na política.
Feminismo não prega ódio, feminismo não prega a dominação das mulheres sobre os homens. Feminismo clama por igualdade, pelo fim da dominação de um gênero sobre outro. Existe essa grande falha lógica que é o sujeito achar que você tem que ser contra uma coisa pra ser a favor de outra; neste caso, "contra" os homens para ser "a favor" das mulheres. O feminismo não luta contra os homens, e sim contra o supracitado sistema de dominação, que, veja só, privilegia os homens e foi criado por... homens. Fica clara a diferença entre lutar contra um sistema e lutar contra todo um gênero?