feminismo
Cansadas dos abusos e das discriminações que as mulheres sofriam, em 1848 surgi na convenção de Nova York “O Feminismo”. Um movimento que busca a igualdade social e política entre os sexos.
O feminismo se inspirou e apareceu em várias revoluções pelo mundo, a Revolução Francesa e a Revolução Industrial foram algumas delas. Essas revoluções deram força ao feminismo, principalmente a Revolução Industrial, pois após este evento, as mulheres ganharam o direito ao trabalho remunerado, algo que não era nem pensado antigamente, uma vez que lugar de mulher era em casa.
Feminismo é um movimento político, social e filosófico, ou também em mesmo significado é um movimento político, intelectual e teórico.
Segundo o movimento feminista, a diferença entre os sexos existe em quase todas as culturas, a diferença seria o grau e a forma dessas desigualdades.
No período da Idade Média, ao contrário do que se pensa, as mulheres tinham mais liberdade que no século XX, embora essa liberdade fosse apenas de trabalho e não de pensamento (que é o que torna um humano ser realmente livre). Nesse período da história as mulheres podiam trabalhar e até mesmo chefiar a casa, mostrando desse modo que no passado, ou melhor, em um determinado período da humanidade as mulheres não foram tão diferentes dos homens, e se um dia foi assim qual seria a dificuldade de aceitar essa realidade nos dias de hoje. Com o término da Idade Média e a chegada do Capitalismo, a mulher foi perdendo sua liberdade e seus direitos, assim a sociedade se fechou para a mulher.
Por volta do século XIX e XX com a Revolução Industrial, as mulheres reconquistaram o direito de trabalhar nas fábricas, mas claro ganhando uma miséria e com jornadas de aproximadamente 19 horas. A mão de obra feminina e infantil era mais baratas, então cada vez mais fábricas femininas se tornavam a preferência dos empresários da época. Então chegou o momento em que o desemprego masculino era maior que o feminino, e os homens não