Felizmente ha luar
Num texto expositivo ou argumentativo de 80 a 120 palavras refira a importância que Beresford adquire no desenvolvimento da acção de peça “Felizmente há luar” de Luís Sttau Monteiro. Fundamente a sua opinião com argumentos decorrentes da sua experiência de leitura da obra.
Beresford assume o papel de um militar autoritário e oportunista na peça “Felizmente há luar”, que se preocupa somente com a sua carreira e com dinheiro fazendo dele um mercenário astuto e arrogante. “Neste país de intrigas e de traições, só se entendem uns com os outros para destruir um inimigo comum e eu posso transformar-me nesse inimigo comum, se não tiver cuidado.” Reconhecendo ser alvo do desprezo do povo, procura a todo o custo salvaguardar o seu posto de militar, participando activamente no processo de condenação do General Gomes Freire de Andrade, um herói para o povo, que poria em risco a sua carreira, o seu prestígio e os seus privilégios.
Num texto expositivo ou argumentativo de 80 a 120 palavras explique de que forma Matilde surge como personagem mais dramaticamente elaborada. Fundamente a sua opinião com argumentos decorrentes da sua experiencia de leitura da obra.
Matilde, esposa e «companheira de todas as horas» do general Gomes Freire de Andrade, exprime o amor e esperança que a faz acreditar que o seu marido será libertado. “Enquanto houver vida... força... voz para gritar... Baterei a todas as portas, clamarei, por toda a parte, mendigarei, se for preciso, a vida daquele a quem devo a minha!”. Esta impõe-se até ao fim contra as injustiças dos governantes, usando a sua capacidade de argumentação para desarmar os falsos valores dos mesmos tentando fazer com que eles enfrentem os seus actos de