Felipe
1 Materiais:
1.1 Metálicos: São normalmente combinações de elementos metálicos. Possuem grande número de elétrons não-localizados, ou seja, não estão ligados a qualquer átomo em particular. Muitas propriedades dos metais são atribuídas diretamente a esses elétrons. Os metais são condutores extremamente bons de eletricidade e calor e não são transparentes a luz visível. São muito resistentes e, ainda assim, deformáveis.
Figura 1: Metais na tabela periódica
1.2 Cerâmicos:
São compostos por minerais argilosos, cimento e vidro. Estes materiais são tipicamente isolantes à passagem de eletricidade e calor, e são mais resistentes a altas temperaturas e ambientes abrasivos do que os metais e polímeros. Com relação ao comportamento mecânico, os cerâmicos são duros, porém muito quebradiços.
Figura 2: Cerâmicos na tabela periódica
1.3 Poliméricos:
Compreendem os materiais comuns de plástico e borracha. Muitos deles são compostos orgânicos que tem sua química baseada no carbono, no hidrogênio e em outros elementos não-metálicos; além disso, possuem estruturas moleculares muito grandes. Estes materiais possuem tipicamente baixas densidades e podem ser extremamente flexíveis.
Figura 3: Polímeros na tabela periódica
2 Ligações químicas
2.1 Ligações primárias:
Ocorre transferência ou compartilhamento de elétrons.
2.1.1 Ligação Iônica
A ligação iônica ocorre com formação de íons, que se associam por atração eletrostática entre cátions e ânions. Ocorre entre metal, que tem tendência a perder elétron, e o hidrogênio ou um não metal, que tem tendência a receber elétrons.A estrutura desses compostos é não direcional e resulta de um aglomerado de íons de forma geométrica bem definida, que recebe o nome de cristal. Ex: NaCl
2.1.2 Ligação Covalente
A ligação covalente ocorre com o compartilhamento de elétrons, os átomos envolvidos podem "usar" o elétron do outro átomo, e juntamente com os seus adquirir uma