Felipe
EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO
5.1 Contextualizando
A velocidade em que as informações estão processando as mudanças organizacionais e socioculturais na atual conjuntura talvez seja mais preocupante que as próprias mudanças do mercado financeiro, pois se impõem, a cada momento, novos desafios e aprendizados para as pessoas e para as empresas, os quais precisam ser enfrentados pelo novo mundo corporativo.
O processo de mudança no comportamento das pessoas — incluindo os valores, princípios, cultura e a própria formação profissional — leva as organizações a reconstruírem o perfil do profissional coorporativo, onde ele passa de coadjuvante a agente de transformação do ambiente organizacional. O sucesso das organizações está nas pessoas, no capital intelectual, e em muitas situações, nos empreendedores que lá estão. Essas ideias de que na empresa não há lugar para mais de um empreendedor e que na nossa sociedade não encontramos pessoas criativas e inovadoras estão totalmente equivocadas.
Em uma organização, podem caber tantos empreendedores quanto o número de funcionários que a empresa precisa para seu desenvolvimento. Ou seja, precisamos de pessoas empreendedoras nas nossas organizações.
Neste contexto, o capítulo 5 tem por objetivo apresentar a abrangência do tema empreendedorismo no ambiente corporativo, destacando alguns pontos importantes, como estratégia de gestão e técnicas de agregar valor ao cliente.
Então, existe empreendedorismo corporativo?
Empreendedorismo
129
Capítulo 5
Figura 1 - Empreendedorismo corporativo
Fonte: .
Ao final deste capítulo, esperamos que você:
•
•
•
•
compreenda o empreendedor no ambiente corporativo; defina o empreendedorismo nas organizações; saiba definir o empreendedorismo como estratégia de gestão; identifique o empreendedorismo como estratégia de valor agregado ao cliente.
5.2 Conhecendo a teoria
5.2.1 A abrangência do termo empreendedorismo corporativo
Iniciamos o