Felicidade- o que é isso?
Para explicarmos sobre o conceito de FIB, devemos entender o conceito básico sobre felicidade. Felicidade é o estado de uma pessoa feliz, ou seja, não é uma situação eterna, é um estado de êxtase. A felicidade é formada por inúmeros sentimentos e emoções, seja por ter alcançado um objetivo ou até mesmo sem motivo algum aparente.
Podemos ressaltar a ideia de Mihaly Csikszentmihaly sobre felicidade:
“A felicidade não é algo que sucede, nem parece depender dos acontecimentos externos, mas mais de como os interpretamos (...) as pessoas que sabem controlar a sua experiência interna são capazes de determinar a qualidade das suas vidas.”
Felicidade interna bruta (FIB) é conceito de desenvolvimento social, desenvolvido em 1972 em Butão. Esse indicador sistêmico foi criado em contrapartida ao produto interno bruto (PIB).
A difusão desse termo ocorreu como resposta à críticas que o rei de Butão estava recebendo devido ao baixo índice de crescimento econômico de seu país. Ele acreditava que o crescimento deveria estar adaptado à cultura de seu país, no caso, baseada em valores culturais budistas.
Podemos então concluir que o indicador sistêmico FIB tem sua origem baseada no complemento a outras medidas além do desenvolvimento econômico que tem como indicador o PIB. O objetivo principal do FIB é a integração do desenvolvimento material com o psicológico, espiritual e cultural não somente o crescimento econômico.
Podemos ressaltar nove dimensões do FIB: bem estar psicológico e espiritual; saúde; uso do tempo; vitalidade comunitária; educação; cultura; meio ambiente; governança e padrão de vida.
No mundo empresarial, um alto índice de FIB significa que o desenvolvimento da corporação leva em conta o impacto das relações entre o ser humano e o meio