Felicidade ou Infelicidade
Bom Dia!!
Hoje vamos falar um pouquinho sobre felicidade e infelicidade, difícil imaginar que somos capazes de decidir sermos ou não felizes.
Mas será que é possível ser feliz sobre a terra?
No Livro dos Espíritos, encontramos a seguinte explicação:
O homem pode gozar na terra de uma felicidade completa?
R: Não, visto que a vida lhe foi dada como prova ou expiação. Mas depende dele amenizar seus males e ser tão feliz quanto se pode ser sobre a Terra.
Ou seja, nós podemos sim ser felizes aqui, mas para isso precisamos saber amenizar nossos males, definir o que é felicidade, podemos chegar a essa definição sabendo quais são as causas do nosso sofrimento.
Todos nós sofremos, passamos por momentos difíceis, enfrentamos perdas, lidamos com decepções, enfim...todos nós passamos por coisas ruins.
Mas podemos com segurança afirmar que muitas dessas situações são agravadas por aquilo que guardamos dentro de nós.
Um bom exemplo seria a decepção, quando alguém que a gente ama nos decepciona de alguma forma e nós sofremos, guardamos mágoa e por mais que o tempo nos mostre que o que houve não foi tão grave, a mágoa nos impede de perdoar, esquecer o que passou.
O nome disso é orgulho, todos nós sofremos deste mal, uns mais, outros menos, mas o orgulho afeta a todos nós, ainda mais quando a gente confunde orgulho com amor próprio, o que é bem comum.
Somos capazes de destruir uma amizade, um romance, até mesmo uma boa relação familiar por orgulho e com o passar do tempo esse sentimento vai tomando conta cada vez mais do nosso ser, e vamos nos tornando tristes, deprimidos porque nada sai como queremos, o acúmulo de decepções provocadas pelas diversas situações que saíram fora do que planejamos é capaz de minar até a nossa fé, e uma verdade tem que ser dita, sem fé alguma, é impossível ser feliz.
Por isso se permita ser surpreendido, não faça tantos planos.
Mas tem um sentimento ainda pior que o orgulho, o egoísmo, vamos ver o