Feira
De
Ciências
Assunto: Biologia
Microscópio Caseiro
Introdução
O mundo microscópico é fascinante. Ele encanta e desperta nossa curiosidade para organização e composição de organismos e estruturas, revelando padrões e complexidades que não podem ser supostas nas observações cotidianas. Entretanto, o alto custo destes equipamentos faz com que as atividades de aula prática evolvendo observação de material ao microscópio sejam extremamente limitadas. Propomos aqui uma atividade através da qual os próprios alunos podem construir um microscópio usando a lente retirada de uma caneta laser e outros materiais de fácil acesso. Este pequeno aparelho possibilita ao aluno a descoberta do mundo microscópico de modo exploratório e mais livre. O envolvimento com a construção do equipamento também cria a possibilidade de instigar a curiosidade do aluno sobre a história da microscopia.
Objetivo
Um poderoso microscópio, que aumenta até mil vezes, pode ser feito apenas com uma caneta laser e uma seringa. A única coisa a ser feita é apontar o feixe de luz para a gota e ver a imagem gigante da gota se projetando sobre uma parede.
O principio desse microscópio é simples, a gota d’água funciona como uma lente esférica. Ele recebe a luz do laser e, como em uma lente biconvexa, faz os raios convergirem e depois se dissiparem, projetando uma imagem na parede.
Como os microorganismos da água estão na passagem dessa luz, acabam sendo reproduzidos em tamanho maior.
Materiais Utilizados:
• Seringa
• Água suja (sem ser tratada)
• Caneta Laser
Procedimentos Experimentais
Nesta experiência utilizamos um pouco de água (é importante que a água não seja tratada, para que os resultados consigam ser mais bem percebidos). Depois de conseguirmos o liquido, colocamos o mesmo em uma seringa. Pressionamos o item vagarosamente, fazendo com que apenas uma gota fique de fora, mas tomando cuidado