Feira gastronomica
França
História da culinária
A frança é conhecida merecidamente como a pátria da boa cozinha e suas receitas típicas. A série de pratos clássicos regionais e comidas típicas francesas convivem perfeitamente com as variedades. Uma refeição para os franceses não é apenas alimento, é um ritual em si, um acontecimento especial, o melhor momento do dia, que pode durar várias horas ou mesmo uma noite inteira. A cozinha francesa pode ser dividida em quatro tipos: cozinha burguesa (pratos adaptados para classes mais afluentes), cozinha regional (produtos de alta qualidade de acordo com o estilo de cada região), Cuisine nouvelle (cozinha tradicional com influência mundial, visando modernidade e invenção), cozinha atual ( culinária tradicional, rústica e com sabores esquecidos).
Culinária regional
A região de Loire e Bretagne estão entre as regiões mais ricas do Oeste da França. A cozinha clássica oferece salmão pocheado, enguias na manteiga e carpas em várias versões. Já a região da Normandia combina tradição de frutos do mar com forte produção agropastoril com produtos como leite, manteiga e creme de leite fresco, além de carnes de cordeiros. Os queijos mais famosos também estão na Normandia (brie, camember e roquefort).
Champagner é o nome da região mais famosa de produção do vinho espumante mais famosos do mundo. Provence, de frente para o mediterrâneo, é uma região associada a boa comida, famosa pelo acentuado uso de azeite, alho, ervas, saladas hortaliças, tomates, alcachofras, peixes e frutos do mar.
Curiosidade
Croissant
O pão em formato de meia lua surgiu na Turquia em 1683. Os padeiros estavam trabalhando a noite e alertaram os guardas sobre a invasão da cidade. O rei ficou muito agradecido aos padeiros e lhes concedeu desconto em impostos, e os padeiros para retribuir tamanha gentileza fizeram um pão em formato da bandeira da Turquia, surgindo assim o croissant. Mas a receita