Feira de santana
23.01.12
O Leitor
“A Princesa do Sertão”
Nesta Edição
03 Feira e sua História
05 Características Socioeconômicas
06 Saneamento Básico
07 Tratamentos da aguá
08 Canalização e Tratamento de Esgoto
09 Limpeza Pública
10 Coleta e tratamento do lixo
11 Aterro Sanitário
12 Observando Feira
13 Componentes
O3 HISTÓRIA - FEIRA DE SANTANA
04 LOCALIZAÇÃO GEOGRÁAAFICA
12 Observando o Feira
As origens do atual Município de Feira de Santana remontam ao século XVII, período inicial do povoamento de sua região através, principalmente, da criação de gado e instalação de currais. Esse povoamento foi surgindo com a doação de terras pelos reis portugueses a alguns súditos. Em Feira, a Família Peixoto Vegas foi detentora das terras às quais teve início o Município, chamadas Jacuípe, Água Fria e Itapororocas.
Essa vocação para sediar núcleos de criação e engorda de gado resultou, entre os séculos XVII e XVIII, numa crescente afluência de pessoas que periodicamente vinham para essas terras, favorecendo a implantação de um pequeno arraial e, com o passar do tempo, de uma feira.
Como herança dos tempos de arraial, a feira semanal propiciou o surgimento do comércio feirense que além de favorecer a economia local, configurou-se como uma das características marcantes da sociedade que a fomentou. A influência, à princípio comercial, ampliou-se devido a rota que ligava o sertão ao litoral, dando à Feira um importante cenário.
Ainda no século XVIII, há que se referendar a doação pelo casal Anna Brandão e Domingos Barbosa de Araújo de cem braças de terras para construção de uma capela em homenagem à Santana, em torno da qual a Cidade desenvolveu-se. A crescente importância que o arraial adquiriu, proporcionou, em 1832, a elevação à Vila, denominada Santana dos Olhos d'Água, até então pertencente à Cachoeira. E, em 1873, exatamente aos 16 de junho, viria a